Não existe nenhum impedimento legal que restrinja a contratação de empresas de terceirização de TI para o governo. Na verdade, essa é uma atividade regulamentada pelo decreto nº 9.507/2018, anunciado em outubro de 2017.

Assim, diversos serviços podem ser terceirizados por órgãos do setor público, sendo aqueles caracterizados como auxiliares, instrumentais ou acessórios, e isso inclui a Tecnologia da Informação. No entanto, para ter um suporte de qualidade, é preciso encontrar a empresa certa.

Existem diversas no mercado, então, para que você possa acertar na escolha, preparamos este artigo mostrando o que deve ser avaliado nas terceirizadas. Continue lendo para saber como optar por aquela que traga as melhores soluções, a fim de proporcionar agilidade, transparência e modernização para a gestão pública.

Qual é a importância da terceirização de TI?

Não há como negar que se não houver uma boa estruturação das rotinas e processos públicos tudo pode se tornar um grande caos. Ocorrem atrasos, perda de dados e informações, retrabalho e outros problemas que impedem o bom andamento dos serviços prestados à população.

Por isso, o ideal é que os métodos antigos, realizados por meio do registro em papel e de forma manual, sejam substituídos por sistemas informatizados. Isso porque essa tecnologia automatiza e otimiza as tarefas realizadas, centralizando e organizando os dados.

Para alcançar toda essa eficácia e agilidade desejadas, o ideal é que esse setor seja coordenado por profissionais. Sendo assim, a contratação de empresas de terceirização de TI para governo é um dos melhores caminhos.

Por meio dessa prática, os órgãos públicos contam com o suporte de uma equipe especializada em Tecnologia da Informação. Além do seu preparo e expertise, esses profissionais atuam com tecnologias de ponta, pois existe a preocupação em oferecer aquilo que há de mais novo no mercado, com soluções atualizadas e personalizadas para cada realidade.

Desse modo, a única preocupação do gestor público é fazer o controle dos serviços que estão sendo prestados por essa empresa. Não há necessidade de montar equipes internas, adquirir máquinas e equipamentos, nem de coordenar as atualizações, que devem ser constantes para acompanhar as inovações que surgem.

Portanto, a terceirização do setor de TI é importante porque promove inovação no setor público ao:

  • minimizar custos com mão de obra;
  • disponibilizar profissionais qualificados e bem treinados;
  • oferecer soluções eficientes e personalizadas;
  • possibilitar uma maior produtividade sem perda de qualidade;
  • trazer mais agilidade às rotinas e processos;
  • trazer para o dia a dia tecnologias mais modernas.

O que avaliar ao contratar empresas de terceirização de TI para o governo?

É preciso muita atenção na hora de contratar empresas prestadoras de serviço para que a terceirização no órgão público traga apenas benefícios para todos. É fundamental que a terceirizada ofereça serviços de qualidade e que estejam alinhados às necessidades do setor e da população.

A seguir, listamos alguns fatores que você precisa avaliar na hora de fazer essa contratação, a fim de escolher a melhor parceira para utilizar a tecnologia em favor da eficiência.

Serviços oferecidos

O intuito de procurar por empresas de terceirização de TI para o governo é alcançar agilidade, produtividade e otimização. Por isso, é fundamental que você analise se os serviços oferecidos por aquela organização realmente estão adequados às necessidades do setor que será modernizado.

De nada adianta focar em custo mais baixo ou marcas que tenham visibilidade em função da propaganda, se elas têm pouco a oferecer. Portanto, verifique quais são as soluções oferecidas para que atendam ao que você precisa agora e disponibilizem opções para melhorias futuras.

Especialização dos profissionais

Outro objetivo da contratação de uma terceirizada é obter o suporte de profissionais especializados em um determinado assunto. Sendo assim, atente também à especialização da equipe da empresa que você pretende escolher.

Estude detalhadamente quem são as pessoas que darão suporte, qual é a formação delas, a experiência que têm no mercado, quais são os clientes atendidos e se eles estão satisfeitos com os serviços prestados. Desse modo, terá certeza da expertise e preparo desses profissionais.

Suporte disponibilizado

Existem algumas empresas que oferecem mão de obra e toda a estrutura física de TI para seus clientes, no entanto, deixam a desejar no que se refere ao suporte. Assim, quando acontece algum problema ou surge uma dúvida, é difícil obter a ajuda necessária.

Uma situação como essa em órgãos governamentais gera muitos prejuízos, porque culmina em um atraso nos processos, e ainda coloca em risco dados e informações importantes. Então, confirme se a empresa oferece suporte constante para manter o setor de TI sempre alinhado.

Tecnologias adotadas

É fato que as inovações tecnológicas são lançadas no mercado em um ritmo muito intenso. Sendo assim, as empresas de terceirização do setor de TI para governo precisam estar alinhadas com as novas tendências e lançamentos, porque isso também impacta a eficiência dos órgãos públicos.

Ainda que você não tenha conhecimentos muito amplos sobre TI, verifique quais são as tecnologias adotadas pela empresa que pretende contratar. Veja se elas estão de acordo com o momento da sociedade, se envolvem lançamentos mais recentes, trabalham com o mundo mobile, se exploram recursos automatizados, softwares e outras soluções modernas.

Como a Digix pode ajudar com suas soluções?

A Digix trabalha com diversas soluções com foco em ajudar o governo a funcionar melhor. Entre os serviços é destacada a terceirização de mão de obra especializada em TI para oferecer ao órgão público profissionais prontos para implementar e executar as melhores estratégias.

Além disso, a Digix desenvolve softwares em colaboração com gestores e servidores públicos para resolver problemas reais. O intuito é facilitar o trabalho dos profissionais e melhorar a vida das pessoas por meio de soluções simples e eficientes, que impactem de forma positiva o dia a dia de todos.

Todas as soluções oferecidas são personalizadas para que estejam totalmente de acordo com o contexto do projeto. Assim, são analisadas as necessidades de cada órgão, a fim de definir aquilo que realmente será eficaz em cada caso.

Saiba mais sobre nosso sistema de trabalho e os serviços oferecidos, como uma das empresas de terceirização de TI para governo com mais soluções completas. Entre em contato com a nossa equipe e conheça as soluções que temos à sua disposição!